sábado, 13 de outubro de 2012

DESAFIOS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Para nós que trabalhamos em escolas, esta palavra currículo é muito familiar, talvez por isso não paramos para refletir sobre seu sentido, que vão desde os conteúdos a serem ensinados e  aprendidos, experiências de aprendizagem escolares a serem  vividas pelos alunos, planos de aulas elaborados pelos professores, objetivos a serem alcançados, enfim, currículo é o objetivo de aprendizagem, é o norteador das atividades escolares, sabendo onde se iniciou e aonde se quer chegar com a atividade.
veja agora um vídeo que fala sobre a organização Curricular quanto as disciplinas  




                                                                            A elaboração do currículo depende da concepção de conhecimento de ensino e aprendizagem que se tem. O currículo vai além, envolve toda a escola, a vida dos alunos e o meio em que vivem.





     De acordo com o processo de desempenho do currículo, encontramos três modelos que todas as escolas ensinam, apresento-as abaixo.



Currículo Real: 

O que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação. 

                                




 Currículo Oculto:
Acontecimentos escolares não assumidos, isto é, aquilo que os alunos aprendem no dia-a-dia escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola.










 Currículo  Prescrito:

É tudo aquilo que é imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN e PPP










                                     LDB 
                                                                                                                                                           
PCN

                                                                                                         PPP 


Diante tudo que vimos concluo que o currículo na verdade é assumido como uma construção cultural, composta por aquilo que a escola ensina nas suas disciplinas, mas também todas as somas de aprendizagem e habilidades que nós queremos que nossos alunos tenham.
Currículo é um sistema integrado, não basta ter algumas boas ideias, precisa pensar isso no contexto todo.

4 comentários:

  1. O BLOG É MUITO INTERESSANTE, REALMENTE O CURRÍCULO DEVE SER BEM ELABORADO CONTANDO COM TODAS AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE!!!! PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!!
    O currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, enfim é uma ajuda para o professor.
    Seu blog ficou maravilhoso...parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog e parabéns a autora, o trabalho ficou muito bom e não poderia ser diferente pois tudo que a Regiane faz é com muito capricho. Sobre o currículo vários são os desafios, porém penso que organizar um currículo integrado, tendo em vista a não compartimentação, torna-se algo desafiador tendo em vista o rompimento com a maneira tradicional de se encarar o ensino, principalmente no Brasil. Primar pelo desenvolvimento integral do aluno deve ser uma busca constante da área educacional.
    Meu nome é Hilton, sou pastor e Pedagogo formado pela Unesp, campus de Bauru.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Liége, Marta e Hilton pelos comentários que muito acrescentou ao meu blog. Abraços

    ResponderExcluir

Qual o maior desafio no currículo Escolar?